Astenia da Primavera e Check-up de vitaminas
A primavera é uma das estações mais amadas pela população, afinal, ela não é nem muito quente e nem muito fria, proporcionando uma temperatura perfeita para quem não gosta dos extremos do inverno e do verão.
Porém, como nem tudo é perfeito, ainda existe uma parcela da população que sofre muito com alergias nessa época do ano, além do aumento da luminosidade, que pode alterar o humor e até mesmo a energia física, durante o dia. Essa sensação é caracterizada pelo cansaço e pela fraqueza, que clinicamente, chamamos de astenia da primavera.
Não é uma doença, mas uma condição mais comum do que parece, quando há essa mudança de estação, principalmente em pessoas entre 20 e 50 anos de idade.
Além da sensação de cansaço, outros sintomas podem ser notados, como a falta de apetite, dores musculares, dores de cabeça e até mesmo uma leve tristeza sem explicação. Falta de sono e dificuldades para se concentrar também ocorrem com frequência e tudo isso pode ser um pouco prejudicial para a saúde, mesmo que a astenia não seja de fato uma doença.
Como falamos anteriormente, uma das principais suspeitas da causa, é justamente a mudança de clima que a estação traz, mas isso está diretamente ligado a uma falta de vitamina no corpo, porque o inverno, costumamos deixar a saúde um pouquinho de lado, né?
Nesse caso, além de se alimentar melhor, voltar à rotina de exercícios e cuidar do organismo, você também pode contar com um check-up completo de vitaminas, para te ajudar a compreender melhor onde está precisando repor.
O check-up é feito por meio de coleta de sangue e acontece de forma super-rápida e tranquila, sem a necessidade de nenhuma preparação prévia. Com ele, você poderá montar um cardápio melhor ou utilizar suplementos para melhorar o índice das vitaminas que estiverem em falta, mas tudo isso com o acompanhamento de um médico, viu? Isso é essencial!
Outra dica importante é focar em alguns alimentos específicos que ajudam na manutenção da saúde, principalmente frutas e verduras, como o abacaxi, batata doce, brócolis, espinafre e laranja. Tomar um solzinho de manhã também ajuda muito com a manutenção da vitamina D!
Enfim, o importante é aproveitar ao máximo a primavera, sem se sentir mal!