Brincadeiras para fazer com idosos e estimular a saúde mental
Estamos próximos do dia em que é comemorado o Dia do Idoso e, por isso, achamos que esse é um bom momento para falar sobre a importância da socialização e das dinâmicas nessa fase da vida, para manter o cérebro ativo e ajudar as pessoas da terceira idade a manter relações saudáveis com outras pessoas ao seu redor.
Além das limitações naturais que vem com a idade, existem muitos casos de pessoas que são deixadas de lado ao alcançarem a terceira idade e isso pode acarretar problemas sérios de depressão, ansiedade e até mesmo crise do pânico. Para evitar isso, é essencial que a família seja o principal suporte, oferecendo meios de se manter ativo.
Por isso, no blog de hoje, vamos dar exemplos de algumas atividades em grupo que você pode influenciar os seus pais ou avós a fazerem, aumentando a autoestima e melhorando a socialização.
Atividades para realizar com idosos
Brincadeira 1 - Para quem você tira o chapéu?
Essa brincadeira tem como objetivo estimular a autoestima dos idosos. Para fazê-la, você vai precisar de: um chapéu, um espelho pequeno (que será colado no fundo do chapéu) e cola.
Como brincar?
Você deve entregar o chapéu para um dos participantes e perguntar se ele tira o chapéu para a pessoa que está no fundo do objeto. A ação deve se repetir com todo o grupo.
Você deve sempre fingir que está trocando a foto que está dentro do chapéu, além de pedir para todos a explicarem a sua resposta.
Esta é uma dinâmica que estimula o idoso a se valorizar!
Brincadeira 2 – Bexiga sentimental
Essa brincadeira tem como objetivo auxiliar os idosos a expressar os seus sentimentos.
Para realizá-la você vai precisar de bexigas coloridas apenas!
Como brincar?
Todos os idosos precisarão escolher uma cor de bexiga que se encaixe com os seus sentimentos do momento.
Depois, você deve pedir para que ele explique a cor escolhida e desenhe na bexiga um rosto que expresse o que ele está sentindo agora. No final, cada um pode explicar um para o outro o porquê daquela escolha, relacionada à sua vida atual.
Brincadeira 3 – O papel colorido
Essa brincadeira tem como objetivo dar uma oportunidade dos idosos relatarem sentimentos e trocarem experiências entrei si.
Para realizá-la você só precisa de alguns papéis coloridos cortados em tiras e expostos em uma mesa.
Como brincar?
Você deve pedir para os idosos para fecharem os olhos e pensarem em sentimentos presentes em suas vidas naquele momento. Cada um deve escolher uma tira de papel com a cor que ilustra o sentimento.
Depois, eles devem ser separados em grupos, de acordo com as cores escolhidas, para conversar de 10 a 15 minutos e trocar suas experiências, relatando sobre o sentimento vivido.
Todas essas brincadeiras ajudam a estimular a memória, o cognitivo e o social dos idosos, mantendo-os ativos e saudáveis.
Esperamos que esse blog tenha ajudado!
Fonte: https://minhasatividades.com