Junho Vermelho – Mês do Incentivo à Doação de Sangue
Junho é marcado por ser um mês dedicado ao fortalecimento das campanhas de doação de sangue, principalmente para fazer sentido com a data comemorativa do Dia Mundial do Doador de Sangue, que acontece dia 14 de junho, todos os anos.
Essa campanha também é muito importante pois, aqui no Brasil, esse é um dos meses mais frios e, com a queda de temperatura e o aumento das doenças respiratórias, muitas pessoas deixam de doar, o que acaba fazendo com que os bancos de sangue se tornem escassos. Nesse sentido, fazemos um apelo para que, aquelas pessoas que estão saudáveis e podem doar, procurem o local de coleta de sua cidade para participar.
Uma doação pode salvar várias vidas e não demora mais do que algumas horas para ser concluída, precisando apenas que o doador atenda a algumas regras:
- Dormir no mínimo 6 horas na noite anterior;
- Estar bem de saúde;
- Ter idade entre 18 e 69 anos;
- Autorização dos pais no caso de doação de menores de 18 anos;
- Pesar mais de 50kg;
- Não ser usuário de drogas;
- Não estar grávida ou amamentando;
- Não ter efetuado contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
- Estar bem alimentado, observando o intervalo mínimo de 2 horas após o almoço e 1 hora após o café ou lanche, não ultrapassando 4 horas sem alimentação;
- Portar documento original com foto;
- Não fumar duas horas antes da doação;
- Não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.
Junte-se a essa causa, seja um doador de sangue!